Saúde

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira (6/12) capacitação e atualização sobre combate de escorpiões para cerca de 50 agentes comunitários de saúde e de endemias. A atividade aconteceu no plenário da Prefeitura, com palestra organizada pela coordenação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e diretoria da Vigilância em Saúde. A partir desta sexta-feira (7/12), ao visitarem as casas dos munícipes, os agentes, além de passarem orientações de como prevenir a entrada de escorpiões nas residências, vão coletar informações a respeito do possível aparecimento do aracnídeo nos domicílios e, com os dados obtidos, elaborar mapeamento de áreas com maior incidência dos acidentes escorpiônicos e, assim, desenvolver ações para evitar novas ocorrências e o controle do escorpião.

Atualmente, para combate a escorpiões, a Prefeitura realiza serviços de limpeza, como capinação e roçagem, em todas as áreas verdes do município, bem como em praças e canteiros de avenidas, pelo menos uma vez a cada 90 dias. Se necessário, este serviço é intensificado. A Prefeitura também tem à disposição dos moradores da cidade agentes da Vigilância Sanitária que, mediante solicitação feita ao próprio departamento ou via ouvidoria, vão aos domicílios onde se encontrou escorpiões para instruir como evitar a entrada dos aracnídeos nos ambientes. O número telefônico da Vigilância Sanitária é (19) 3492-7368 e o da ouvidoria é 08007713365.

“É de extrema importância que o morador de Capivari que encontrar escorpião em casa entre em contato com a Prefeitura, pela Ouvidoria ou diretamente com a Vigilância Sanitária, para que esta informação seja catalogada e, assim, ações específicas sejam feitas no sentido de diminuir o aparecimento dos bichos. Temos equipe preparada para agir nestas situações e ajudar a população”, orienta o prefeito Rodrigo Proença.

Caso escorpiões sejam encontrados em áreas públicas, o departamento que efetua as limpezas nestes locais dará a procedência devida à situação. Em áreas particulares, o proprietário é comunicado e instruído para realizar a limpeza. Para isso há prazos e fiscalização.

O escorpião é um animal que apresenta hábitos noturnos, sendo ativo principalmente em meses de temperaturas mais elevadas, portanto, com a proximidade do Verão, que começa em 21 dezembro, é comum que este aracnídeo seja visto com maior frequência pelas pessoas. Além disso, o acúmulo de entulhos e ocupações indevidas em áreas verdes contribuem para a proliferação de escorpiões.

“Alguns casos de aparecimento de escorpiões informados à Vigilância são em casas, por exemplo, com acúmulo de restos de materiais de construção, o que cria um ambiente propício para os escorpiões, então, o munícipe precisa estar atento e eliminar tudo o que pode contribuir para isso”, instrui o prefeito.


ECOPONTOS –
Para descarte de materiais inservíveis, existem dois ecopontos em Capivari. Um é no bairro Castelani, especificamente na avenida José Bernardo Duppret, 375. O outro fica no bairro Sgariboldi, na avenida Demétrio Girardi, s/n. Nos ecopontos é permitido descarte de recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor), madeiras e móveis usados (guarda roupas, sofás, mesas e colchões), restos de podas de árvores e resíduos de construção civil (até 1 metro cúbico por munícipe por mês). É proibido descartar nos ecopontos lixo doméstico (resíduos orgânicos), resíduos hospitalares e industriais, animais mortos, objetos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e pneus. Objetos eletrônicos e pneus devem ser levados na garagem da Prefeitura, situada na rua dos Geradores, s/n.


EM CASO DE PICADA -
Se houver picada de escorpião, a pessoa deve procurar atendimento médico com urgência, se direcionando à Santa Casa do município, que dispõe do soro antiescorpiônico, entretanto, nem todos os casos necessitam da aplicação do soro. É preciso que seja prescrito pelo médico no pronto atendimento.

AÇÕES – O Departamento de Comunicação da prefeitura publica constantemente no site capivari.sp.gov.br e nas mídias sociais oficiais do Poder Executivo (Facebook: Prefeitura de Capivari / Instagram: Capivari_pmc) matérias e material imagético sobre como prevenir a entrada de escorpiões nas casas. Além disso, acompanha representantes da Saúde para entrevistas em veículos de comunicação.

Para evitar a entrada de escorpiões nos domicílios, a Vigilância em Saúde recomenda:

- Manter limpos quintais e jardins, evitando acúmulo de folhas secas e lixo domiciliar;
- Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou em recipientes apropriados e fechados
- Não jogar lixo em terrenos baldios;
- Evitar armazenamento de materiais de construção e lenha;
- Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos ou frestas;
- Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;
- Telar janelas, ralos, pias ou tanques

Sugestão de legenda para as fotos

Capacitação e atualização sobre combate de escorpiões aconteceu para cerca de 50 agentes comunitários

 

Prefeitura de Capivari - 07/12/2018

Leia mais ...

Pagina 1 de 45

Newsletter

Joomla Extensions powered by Joobi