Notícias

Atividade apresentou o processo de captação do esgoto e as fases de tratamento

 

A Prefeitura de Capivari, por intermédio da Diretoria de Meio Ambiente, realizou na sexta-feira, dia 21, vistoria técnica na Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito Industrial I.

A diretora de meio ambiente, Natália Sampaio e a fiscal ambiental da Prefeitura, Sônia Rojas, realizaram a vistoria técnica acompanhadas de estudantes do curso de Engenharia Civil. Durante a visita, os profissionais apresentaram aos alunos o funcionamento do processo de captação do esgoto e as fases de tratamento.

O objetivo da visita, segundo a diretora de meio ambiente, foi viabilizar a aprendizagem prática da disciplina e a conciliação entre o conteúdo ministrado em sala de aula. “O saneamento básico é um tema muito discutido na atualidade. Além do aluno verificar a aplicação prática do conteúdo visto em sala de aula, despertar no jovem profissional o interesse e dedicação pela área são objetivos das visitas técnicas”, afirma a diretora.

Segundo o engenheiro ambiental do SAAE, Caio Kerches, a estação recebe o esgoto coletado das empresas do Distrito e o esgoto coletado das limpezas de fossas sépticas.  “O local conta com as lagoas de aeração e sedimentação, a unidade de desinfecção, tratamento preliminar e o emissário final. Também foi construída a Casa de Operação e a Estação Elevatória Final. A Estação tem uma eficiência de 95% e o esgoto tratado é lançado no rio Capivari”, ressalta Caio.

Para a diretora de meio ambiente, o tratamento de efluentes sanitários é um tema que tem sido bastante discutido, tanto na área de legislação e prevenção à poluição quanto na área de pesquisa e de aplicações tecnológicas. “O tema é uma das principais preocupações para a adequação à legislação dos sistemas de tratamento dos diversos setores de desenvolvimento em nosso município”, explica Natália.

 

Leia mais ...

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foi prorrogada e segue até o dia 28 de setembro. É importante frisar que as duas doenças são graves e a única forma de prevenção é a vacina. Portanto, os pais e responsáveis devem levar as crianças entre 1 ano e menores de 5 anos até o posto de saúde mais próximo de sua casa ou no Ceamc (Centro Especializado em Atendimento à Mulher e à Criança). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e é necessária apresentação da Caderneta de Vacinação.

Até o momento foram vacinadas no período de campanha, 2.475 crianças contra a Poliomielite (89,03%) e 2.486 receberam a dose da SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), o que representa 89,42% do esperado. A meta a ser atingida é de 95%, ou seja, 2.780 crianças. Por isso, a campanha que era pra ter seguido até o dia 31 de agosto, foi prorrogada duas vezes e foram realizados três Dias D, com atendimentos aos sábados. Isto ocorreu em todos os municípios do País que não atingiram as expectativas.


Poliomielite


A Poliomielite, conhecida como Paralisia Infantil, é uma doença infectocontagiosa grave que apresenta um quadro de paralisia flácida, com início súbito e evolução rápida que, frequentemente, não ultrapassa três dias. Os membros inferiores, em geral, são os mais prejudicados, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no seguimento atingido.

A transmissão ocorre por contato direto, pela via fecal-oral, por alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, por objetos, pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). Favorecem ainda mais transmissão do poliovírus, a falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária.

Não exite um tratamento específico para a doença. As vítimas precisam ser hospitalizadas, fazendo o tratamento de suporte. A única forma de prevenção é pela vacinação.


Sarampo


O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, podendo evoluir com complicações graves. A mesma é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

Para sua proteção e de sua família, recomenda-se aos viajantes, particularmente aqueles que participarão de eventos internacionais, que tenham suas vacinas atualizadas antes de viajar (preferencialmente 15 dias). A vacina SRC (sarampo, rubéola e caxumba) é recomendada, inclusive, para crianças de seis meses a 1 ano.

Leia mais ...

Os profissionais da Saúde Mental participaram de uma videoconferência sobre a Prevenção do Suicídio nesta sexta-feira, dia 14, no Plenário do Executivo. A formação foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde, assim como um manual que poderá ser utilizado pelos profissionais de todos os serviços da Saúde.

A ação faz parte do Setembro Amarelo que tem como intuito conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a respeito desta realidade no País e no mundo e suas formas de prevenção.

Leia mais ...

A Prefeitura de Capivari convida a população capivariana a deixar o seu veículo em casa e participar do Dia Municipal Sem Automóvel que será lembrado neste sábado, dia 22, em um evento especial. Das 9h às 11h, na Praça Central serão promovidas atividades para incentivar a população a deixar o carro ou a moto em casa, se exercitar, além de serem realizadas ações sustentáveis.

Na ocasião, o público presente poderá apreciar uma apresentação musical do Coral Sementes do Futuro, assim como dança com o Grupo Swingueira. Já a equipe do Vamos Correr e o Tiro de Guerra realizarão alongamento e caminhada pela praça.

A Carretinha Cultural também marcará presença com suas atividades de leitura, filmes, jogos, entre outros. Por sua vez, a Vigilância Sanitária promoverá orientação sobre a prevenção e identificação de arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika Vírus, Influenza, Febre Amarela e Febre Maculosa).

A ação será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e conta com a parceria do Departamento de Comunicação, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde.


Mutirão e Limpeza

Devido à instabilidade climática no final de semana passado, o Mutirão do Meio Ambiente promovido pelo Lions Club, foi transferido para este sábado, dia 22, e será promovido juntamente ao Dia Municipal Sem Automóvel. A ação visa conscientizar a população sobre a importância das árvores para a qualidade de vida, assim como a limpeza do município, começando pelas calçadas. Na oportunidade, serão doadas mudas de árvores do Viveiro Municipal, cedidas pela Prefeitura de Capivari, por meio da Diretoria do Meio Ambiente.

Outra atividade que foi transferida para este sábado, dia 22, foi a comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. Sendo assim, os funcionários da Diretoria de Meio Ambiente e voluntários realizarão um Mutirão de Limpeza, na Praça Central. O objetivo será simbolizar a necessidade de conscientização da sociedade sobre os malefícios do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.


Tempo instável

É importante frisar que devido as ações estarem programadas para ser realizadas em local aberto, na Praça Central, caso o tempo esteja chuvoso, serão canceladas.

Leia mais ...

José Benedito se destaca com a maior média de 7.5 e Maria Rosa Lembo apresenta o maior crescimento em 10 anos, passando de 4.0, em 2007, para 6.8, em 2017

 

A Rede Municipal de Ensino de Capivari ultrapassou a meta estipulada para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente ao ano de 2017. Desta vez, o 5º ano alcançou a média de 6.5, cuja meta projetada era de 5.7. Já o 9º ano ficou com 5.6, de uma expectativa de 5.4.
O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados, como a Prova Brasil que faz parte do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Estes exames são aplicados aos estudantes das etapas finais de ensino de cada modalidade de ensino, isto é, 5º e 9º anos, além do 3º ano do ensino médio. O cálculo também leva em consideração o fluxo escolar (aprovação e evasão).
O município apresentou a mesma média do Estado de São Paulo, quando se diz respeito ao 5º ano, e ficou acima da média nacional que foi de 5.6. Já para os anos finais do Ensino Fundamental ficou acima da média estadual de 4.9 e também da nacional que foi de 4.3.
A Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes ficou com 7.5, a maior média do município, bem acima da meta estipulada de 6.5 e da nota anterior que tinha sido de 7.1. A mesma foi seguida pelas escolas Dra. Jurema Aparecida de Sousa Martins (6.9) e Profª Ana Aparecida Rufino Dias (6.8). Outro destaque foi a EM Maria Rosa Lembo Duarte que pontuou 6.7. A escola obteve um grande avanço nos últimos 10 anos, sendo que em 2007 tinha apresentado nota 4.0, a menor do município na época.
Ao todo, participam do Ideb, 14 escolas com turmas do 5º ano. Destas, nenhuma apresentou queda na média, a grande maioria subiu ou ainda se manteve.
Para a secretária da Educação, Marília Cardoso, esse aumento na média das escolas da cidade no Ideb se deve aos investimentos e o trabalho desempenhado pela equipe docente. “Nossa mobilização tem sido constante para manter o desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos, oferecendo capacitações profissionais, investindo na infraestrutura das escolas, mantendo um sistema apostilado e merenda de qualidade. Todo esse investimento aliado à dedicação e ao comprometimento de nossos profissionais, refletiu nesse resultado extremamente positivo. Estamos muito contentes e parabenizamos a todos os profissionais da rede municipal de educação pelo excelente resultado”, ressaltou
O prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, também parabenizou a toda a equipe da Secretaria da Educação pelo resultado expressivo no Ideb. “A cada dois anos recebemos essa avaliação do Ideb que avalia a qualidade do ensino no município e define metas para os próximos anos. É com muita alegria e satisfação que recebemos o resultado deste ano, pois muitas escolas atingiram metas projetadas para 2021. Além disso, também tivemos uma escola com média de 7.5, considerada de alto padrão. Quero deixar registrados os meus parabéns à secretária Marília e todas as supervisoras, coordenadoras, professoras e demais funcionários da Educação”, finalizou.

Leia mais ...

 

A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) informou que no dia 31 de agosto realizará obras na região da Avenida Pio XII (entre os cruzamentos das ruas Pedro Alves e José A. Mader). Desta forma, durante a execução, o fornecimento de energia elétrica será interrompida e poderá haver transtornos no trânsito, das 11 às 16h.

A companhia pediu compreensão dos moradores pelo transtorno e salientou que essa e outras obras serão realizadas para melhorar a qualidade do fornecimento da energia elétrica em todo o município.

Dúvidas e/ou reclamações podem ser feitas pelo telefone: 0800 010 1010.

Leia mais ...

 

Os contribuintes que desejam aderir ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal) poderão procurar o setor de Dívida Ativa, na Prefeitura de Capivari, a partir desta segunda-feira, dia 20. A Lei nº 5.459/2018, proposta pela Prefeitura de Capivari, foi aprovada pela Câmara Municipal, e publicada no Diário Oficial Eletrônico na última sexta-feira, dia 17. A partir de então fica instituído o programa que tem como intuito facilitar o pagamento de tributos municipais pela população capivariana e recuperar as empresas que atuam na cidade.

Podem aderir ao Refis, os contribuintes com débitos até o dia 31 de dezembro de 2017 que não foram pagos, sendo eles: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços), Auto de Infração, Contribuição de Melhoria, entre outros.

O prefeito, Rodrigo Proença, ressaltou a importância do programa: “Com o Refis, nós teremos a oportunidade de oferecer uma forma de recuperar dívidas de muitos anos dos contribuintes que por alguma razão não conseguiram pagar. O mais importante que este valor será revertido em benefício para a própria população”, ressaltou.


Formalização e pagamento


Vale frisar que a formalização deverá ser feita em até 90 dias a contar da promulgação da lei, ou seja, a partir de 17 de agosto. Esta formalização da opção já caracteriza o ingresso no plano de recuperação fiscal e portanto a suspensão de qualquer iniciativa de cobrança de tributos do Município. Para que a adesão seja concluída e dado andamento ao financiamento, o contribuinte deverá pagar a primeira parcela. Caso contrário os procedimentos suspensos serão reiniciados.

Entre as modalidades estão: o pagamento à vista ou o pagamento parcelado em até 50 meses, sendo que o valor da parcela não pode ser menor que R$ 50.

Leia mais ...

A peça “Contos Caipiras de Terror da Vovó” se apresentou no último sábado, dia 28, no Siam (Serviços Integrados da Administração Municipal), em duas sessões. A criançada presente pôde se divertir com os contos de terror da vovó Antonieta relembrados por seus três netos como: uma lenda clássica do folclore brasileiro, uma história de fantasma e um acontecimento interestelar. A peça, destinada ao público infantil, teve como base a música caipira e a manipulação de bonecos e máscaras.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, e fez parte do calendário de comemoração aos 186 anos do município.

Leia mais ...

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo será realizado neste sábado, dia 4, das 8h às 17h. A dose é destinada a crianças entre 1 ano e menores de 5 anos. Portanto, aproveite e não se esqueça de levar a Caderneta de Vacinação.
As equipes realizarão o atendimento nos postos de saúde dos bairros: Castelani, Engenho Velho, Padovani, Porto Alegre, Santa Rita e São João, assim como no Posto Central e na Emei Rosa Amadio Balan, na Vila Balan.
Neste ano, a campanha contará ainda com outro Dia D que será realizado no dia 18 de agosto, quando, além dos postos fixos, também serão enviadas as equipes volantes para atender a área rural.

Poliomielite
A poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e à morte. Pessoas de todas as idades podem contrair poliomielite, embora crianças pequenas sejam mais frequentemente afetadas. A única forma eficiente de controlar a poliomielite é manter a maior taxa possível de vacinação na comunidade.
Sarampo
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, podendo evoluir com complicações graves. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar, na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.
Casos destas doenças reapareceram no continente e se faz necessária a conscientização e mobilização junto à população, pois a forma mais eficiente e eficaz de se combater estas doenças é a vacinação.
Mais informações sobre a campanha podem se obtidas na Vigilância Epidemiológica que fica localizada no Posto de Saúde Central, ou pelo telefone: 3492-8205.

Leia mais ...

Pagina 1 de 74

Newsletter

Joomla Extensions powered by Joobi