Notícias

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Capivari recebe inscrições até dia 14 de dezembro para função de jovem aprendiz em empresa de produção de fibras de vidro. Candidatos devem ter entre 16 e 22 anos da idade, com ensino médio completo ou cursando. Salário e benefícios são a combinar.

 

Quem desejar se candidatar deve comparecer ao PAT munido de currículo, RG e CPF, das 8h às 16h. O PAT está situado na Rua João Gonçalves de Oliveira, 27, Santa Terezinha, no complexo do Siam (Serviços Integrados da Administração Municipal, no antigo prédio da escola Anglo). Informações: (19) 3491-9056.

 

Prefeitura de Capivari - 11/12/2018

 

Leia mais ...

A 15ª edição do Encontro de Motociclistas de Capivari, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de dezembro, junto do 6º Moto Fest, na praça central da cidade, reuniu público de 8 mil pessoas, conforme a Guarda Civil. O Encontro integra o calendário oficial de eventos do município e é realizado com apoio da Prefeitura. Além de shows de diversas bandas da região, área de alimentação e barracas temáticas com artigos do universo do motociclismo, houve apresentações de wheelie, quando os motociclistas realizam manobras com as motos, e arrecadação de leite e alimentos não perecíveis, a serem doados à Casa da Criança, associação civil voltada ao atendimento assistencial, educacional e moral de crianças e adolescentes. Quem doou mantimentos até dia 8 pôde concorrer ao sorteio de uma moto Fan 125. O montante coletado ainda não foi contabilizado pelos organizadores.


No dia 7, o evento ocorreu no período noturno, com shows de Pink Floyd Cover, Aerobillys e AfterCross. No dia seguinte, a programação durou tarde e noite, com apresentações dos grupos musicais H2Álcool, Edição Extra, Prima Veia, RoçaBilly, Gambia Rocks, Big Ugly e Chirikawa. No último dia de Encontro, as atividades tiveram início às 10h e se estenderam para a noite, tendo como atrações GTC, Big Foot Rocks, Elvis – Dalízio e Roberto Seixas.


Participarem do evento, conforme os organizadores do Encontro, motoclubes de diversas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

“O Encontro de Motociclistas de Capivari é um evento tradicional e muito aguardado por todos os amantes do motociclismo. São dias em que a praça central da cidade fica tomada por muitas pessoas se divertindo e curtindo os shows. Não à toa este evento é oficial do município”, afirma o prefeito Rodrigo Proença.


Foram realizadores do 15º Encontro de Motociclistas de Capivari e 6º Moto Fest o Motoclube Águia Dragões de Fogo e Graffiti Power Som, com apoio do Motoclube Família Cigano.

 

Prefeitura de Capivari - 11/12/2018

Leia mais ...

Com público formado por cerca de 500 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, foi inaugurada na última sexta-feira (7/12) a quinta edição do Natal Luz de Capivari, programação oficial de atividades natalinas do município totalmente gratuita. Desta vez, o evento vai até dia 23, sob o tema Musical.

Além da decoração da Estação Ferroviária Sorocabana, no bairro Estação, estão agendadas apresentações de mais de dez corais e bandas da cidade e região, sempre às 20h, na frente da Estação. A estreia foi com o coral capivariano Sementes do Futuro, formado por aproximadamente 40 estudantes da Eicap (Escola Integral de Capivari) Professor Aldo Silveira.

Nesta segunda-feira (10/12), as atrações são o Instituto Federal de Capivari e a escola Prof. Teresinha de Jesus Macluf. A realização é da Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A decoração da Estação é formada por Casa do Papai Noel, Casa de Gelo, presépio com imagens de 1,30 metro, trenó do Papai Noel, papais noéis de variados tamanhos e árvores de Natal. Há, ainda, uma árvore natalina em construção, com a colaboração dos visitantes do local, que podem colocar cartões com mensagens positivas na estrutura alusiva a um pinheiro. Compõem a ornamentação, também, 1.500 metros de mangueira com luz de led e 1000 metros de luzes pisca-pisca, além de placas com imagens referentes ao Natal produzidas por estudantes de 35 escolas de Capivari. O espaço fica aberto para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e das 19h30 às 22h. Aos sábados e domingos, apenas no período noturno. Para as crianças, o Papai Noel do Natal Luz 2018 distribui balas todas as noites e fica disponível para fotos.
“Tudo foi preparado com muito carinho. Cada detalhe foi pensado para encantar cada um que visitar a Estação. Além disso, tem as apresentações musicais, que dão mais emoção às noites. É uma programação para a família inteira. Pais e filhos podem curtir juntos esses momentos da magia do Natal”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Alexandre Della Piazza.

SOLIDARIEDADE – Durante o Natal Luz, as pessoas que desejarem podem doar caixas de gelatina, a serem entregues ao Hospital de Amor, referência na atuação do campo da oncologia, oferecendo em Barretos (SP) atendimento a pessoas com câncer, via SUS (Sistema Único de Saúde). A gelatina, conforme informativo do Hospital de Amor, é de fácil digestão, previne náusea e não machuca o estômago do paciente em tratamento quimioterápico.

O Natal Luz 2018 – Musical tem patrocínio de MM Souza, Clona Z, Sicoob Cooplivre, Dum Dum, Sindicato do Funcionário, Lady Fitness, Forman, Sindicato dos Alimentos, Microsal, Unimed, RST Transportes, Xula's Bar, Agrocap, Chico Automóveis, Elaine Bolos, Microcamp, Supermercado Bresciane, AVR, Consadi, Formigão, Supermercado Montserrat, Tabelionato, Balan, Droga Raia, Grupo Unidas, Pantanal Pneus, Tebom, Casa de Bolos, Drogal, Kixiki, Plasticap, Tempero & Sabor, Chamomilla, Editora Eme, Sicad, Vande Paletes e Oásis.


NATAL LUZ 2018 – MUSICAL
ATRAÇÕES
*Todas as apresentações ocorrem às 20h
10/12 – Instituto Federal de Capivari e Escola Prof. Teresinha de Jesus Macluf (Capivari)
11/12 – Escola Alegria de Crescer (Capivari)
12/12 – Grupo de Canto do Espaço da Arte e Cultura e Escola Prof. Dirceu Ortolani Stein (Capivari)
13/12 – Coro Natal de Lourdes (Igreja Nossa Senhora de Lourdes – Rafard)
14/12 – Coral Encanto Jovem (Guarda Mirim – Rio Claro)
15/12 – Coral Criança Encanto (Hortolândia)
22/12 – Bamados (Capivari)
23/12 – Corporação Euclides Colaneri (Capivari)

Prefeitura de Capivari - 10/12/2018

Leia mais ...

A campanha de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio para troca por cadeira de rodas desenvolvida neste ano em 21 escolas e instituições sociais de Capivari coletou 265 garrafas pet de dois litros cheias de lacres. Esta foi a primeira vez que unidades de ensino do município realizaram gincana para recolhimento do material. A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) foi a entidade que mais arrecadou lacres – 61 garrafas. Também aderiu à iniciativa em 2018 o Cies (Centro de Integração Esportivo Social - Projeto Criança). A população capivariana participou da campanha juntando 166 garrafas. Para trocar por uma cadeira de rodas são necessárias 140 garrafas pet cheias de lacres, portanto, pelo menos três cadeiras de rodas poderão ser adquiridas desta vez.

As escolas participantes da campanha foram as Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Ana Aparecida Rufino Dias, Amélia Francisca Alves, Prof. Derly Andriotti, Prof. José Benedito Pinto Antune, Dra. Jurema Aparecida de Souza Martins e Prof. Teresinha Aparecida Franchi; as Eicaps (Escolas Integrais de Capivari) Professor Aldo Silveira, Prof. Dirceu Ortolani Stein, José Annicchino Fu Paulo e Prof. Teresinha de Jesus Macluf; as Escolas Municipais Augusto Castanho, Laura Quagliato Pacheco, Prof. Maria Rosa Lembo Duarte; as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) Alcina de Almeida Soares, Maria Aparecida Boaventura de Almeida Garcia, Cecília Cerezer Riccomini e Rosa Amadio Balan, além da Cenec (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) e Liceu – Anglo Sistema de Ensino.

“É muito bacana ver como os estudantes se mobilizaram em prol desta causa. É uma corrente do bem. As cadeiras de rodas são destinadas às pessoas que necessitam e procuram a Secretaria de Desenvolvimento Social para esta demanda. Quanto mais a comunidade se envolver, mais pessoas conseguimos, todos unidos, ajudar”, afirma o prefeito Rodrigo Proença.

Para cada escola e instituição que integrou a campanha em 2018 foi entregue certificado de participação. Os estudantes que mais arrecadaram lacres receberam, ainda, brindes patrocinados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Acic (Associação Comercial e Industrial de Capivari).

PONTOS DE COLETA – Os moradores de Capivari que desejarem participar da campanha dos lacres podem entregar as garrafas cheias na Prefeitura (rua XV de Novembro, 639, Centro) ou no Siam - Sistemas Integrados da Administração Municipal (avenida Piratininga, 797, Jardim Santa Terezinha). As instituições que quiseram se tornar ponto de coleta devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone (19) 3491-9376.

 

Prefeitura de Capivari - 07/12/2018

Leia mais ...

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira (6/12) capacitação e atualização sobre combate de escorpiões para cerca de 50 agentes comunitários de saúde e de endemias. A atividade aconteceu no plenário da Prefeitura, com palestra organizada pela coordenação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e diretoria da Vigilância em Saúde. A partir desta sexta-feira (7/12), ao visitarem as casas dos munícipes, os agentes, além de passarem orientações de como prevenir a entrada de escorpiões nas residências, vão coletar informações a respeito do possível aparecimento do aracnídeo nos domicílios e, com os dados obtidos, elaborar mapeamento de áreas com maior incidência dos acidentes escorpiônicos e, assim, desenvolver ações para evitar novas ocorrências e o controle do escorpião.

Atualmente, para combate a escorpiões, a Prefeitura realiza serviços de limpeza, como capinação e roçagem, em todas as áreas verdes do município, bem como em praças e canteiros de avenidas, pelo menos uma vez a cada 90 dias. Se necessário, este serviço é intensificado. A Prefeitura também tem à disposição dos moradores da cidade agentes da Vigilância Sanitária que, mediante solicitação feita ao próprio departamento ou via ouvidoria, vão aos domicílios onde se encontrou escorpiões para instruir como evitar a entrada dos aracnídeos nos ambientes. O número telefônico da Vigilância Sanitária é (19) 3492-7368 e o da ouvidoria é 08007713365.

“É de extrema importância que o morador de Capivari que encontrar escorpião em casa entre em contato com a Prefeitura, pela Ouvidoria ou diretamente com a Vigilância Sanitária, para que esta informação seja catalogada e, assim, ações específicas sejam feitas no sentido de diminuir o aparecimento dos bichos. Temos equipe preparada para agir nestas situações e ajudar a população”, orienta o prefeito Rodrigo Proença.

Caso escorpiões sejam encontrados em áreas públicas, o departamento que efetua as limpezas nestes locais dará a procedência devida à situação. Em áreas particulares, o proprietário é comunicado e instruído para realizar a limpeza. Para isso há prazos e fiscalização.

O escorpião é um animal que apresenta hábitos noturnos, sendo ativo principalmente em meses de temperaturas mais elevadas, portanto, com a proximidade do Verão, que começa em 21 dezembro, é comum que este aracnídeo seja visto com maior frequência pelas pessoas. Além disso, o acúmulo de entulhos e ocupações indevidas em áreas verdes contribuem para a proliferação de escorpiões.

“Alguns casos de aparecimento de escorpiões informados à Vigilância são em casas, por exemplo, com acúmulo de restos de materiais de construção, o que cria um ambiente propício para os escorpiões, então, o munícipe precisa estar atento e eliminar tudo o que pode contribuir para isso”, instrui o prefeito.


ECOPONTOS –
Para descarte de materiais inservíveis, existem dois ecopontos em Capivari. Um é no bairro Castelani, especificamente na avenida José Bernardo Duppret, 375. O outro fica no bairro Sgariboldi, na avenida Demétrio Girardi, s/n. Nos ecopontos é permitido descarte de recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor), madeiras e móveis usados (guarda roupas, sofás, mesas e colchões), restos de podas de árvores e resíduos de construção civil (até 1 metro cúbico por munícipe por mês). É proibido descartar nos ecopontos lixo doméstico (resíduos orgânicos), resíduos hospitalares e industriais, animais mortos, objetos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e pneus. Objetos eletrônicos e pneus devem ser levados na garagem da Prefeitura, situada na rua dos Geradores, s/n.


EM CASO DE PICADA -
Se houver picada de escorpião, a pessoa deve procurar atendimento médico com urgência, se direcionando à Santa Casa do município, que dispõe do soro antiescorpiônico, entretanto, nem todos os casos necessitam da aplicação do soro. É preciso que seja prescrito pelo médico no pronto atendimento.

AÇÕES – O Departamento de Comunicação da prefeitura publica constantemente no site capivari.sp.gov.br e nas mídias sociais oficiais do Poder Executivo (Facebook: Prefeitura de Capivari / Instagram: Capivari_pmc) matérias e material imagético sobre como prevenir a entrada de escorpiões nas casas. Além disso, acompanha representantes da Saúde para entrevistas em veículos de comunicação.

Para evitar a entrada de escorpiões nos domicílios, a Vigilância em Saúde recomenda:

- Manter limpos quintais e jardins, evitando acúmulo de folhas secas e lixo domiciliar;
- Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou em recipientes apropriados e fechados
- Não jogar lixo em terrenos baldios;
- Evitar armazenamento de materiais de construção e lenha;
- Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos ou frestas;
- Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;
- Telar janelas, ralos, pias ou tanques

Sugestão de legenda para as fotos

Capacitação e atualização sobre combate de escorpiões aconteceu para cerca de 50 agentes comunitários

 

Prefeitura de Capivari - 07/12/2018

Leia mais ...

Após curso de nove meses, 46 jovens matriculados no Tiro de Guerra 02-011, com base na LSM (Lei do Serviço Militar), se formaram como atiradores em cerimônia no último dia 24, no período da manhã, na área externa do TG de Capivari. O evento teve a presença do prefeito Rodrigo Proença, de representantes da Câmara de Vereadores e de familiares e amigos dos formandos. A programação incluiu juramento à bandeira nacional, promoção de monitores a cabo, premiação de destaques do ano, entrega do diploma ao mérito e, ainda, a despedida do subtenente do TG, Jailton Cordeiro da Silva. A partir de janeiro de 2019, é o primeiro sargento Vlademir Wieczynski quem atuará como chefe de instrução da instituição.

Conforme Felipe Silva Piazza, diretor do TG, cada um dos 46 jovens teve evolução nos quesitos intelectual e social, no âmbito de ajudar o próximo. “Os garotos chegam como joias brutas e saem um pouco mais lapidados do curso. Foi uma grande motivação conviver com eles. Quando o curso teve início, 12 jovens já estavam trabalhando. Agora, no final do ano, esse número de jovens trabalhadores passou para 36, portanto, vemos a busca diária deles pelo aperfeiçoamento, nos estudos, indo atrás de procurar emprego”, relatou Piazza. E acrescentou. “Nós estamos, cada vez mais, tentando mudar o pensamento que a maioria das pessoas tem que é de que o Serviço Militar atrapalha o jovem no emprego. Os empresários estão, inclusive, dando mais oportunidades a eles”, afirmou.

Para Gabriel Fiorani, 19, um dos formandos, o Tiro de Guerra incentiva o desenvolvimento pessoal e em prol da comunidade. “O TG, no começo, sempre foi olhado pelos jovens da minha idade como algo que atrasaria minha vida, mas vi que na verdade é uma escola de civismo e cidadania, que nos mostra qual o nosso potencial como ser humano. É um local onde paramos para pensar sobre nosso futuro e companheiros”, comentou.

Lucas Bernardo Santana, 19, outro formando, disse que o TG foi o primeiro passo para a carreira militar que deseja seguir. “Tenho o intuito de seguir carreira militar desde os dez anos de idade e quero muito entrar na ESA (Escola de Sargentos das Armas). O Tiro de Guerra mudou meu comportamento, meu modo de pensar. A convivência entre todos foi de muita união. Levarei muitas amizades para o resto da minha vida”, falou.

De acordo com o subtenente do TG, Jailton Cordeiro da Silva, o Serviço Militar é, principalmente, para transmissão de valores civis e de cidadania. “Esses valores são raros nos dias atuais, infelizmente, mas os jovens começam a valorizar mais a sociedade a partir do momento em que passam a participar das atividades sociais do município, sendo construtores de um futuro promissor para a cidade”, comentou.

Ele disse, ainda, que a convivência entre todos no TG foi harmoniosa ao longo de 2018 e que os jovens do Serviço Militar são para ele como membros da família. “Lidar com eles é como se eu estivesse lidando com 50 filhos, cada um com seus problemas, necessidades. Ao mesmo tempo em que dávamos instruções, atendíamos como complemento da família, sobretudo na parte psicológica”, explicou.

O prefeito Rodrigo Proença destacou o aprendizado adquirido pelos jovens no curso do TG. “Os conhecimentos que esses jovens adquiriram podem contribuir muito para o desenvolvimento de Capivari. Eles encerram essa fase com novos direcionamentos de responsabilidade, respeito e cidadania e, também, porque o subtenente Cordeiro é uma pessoa ímpar, da qual nos orgulhamos muito em ter conosco”, comentou, desejando boas-vindas ao primeiro Sargento Vlademir Wieczynski. “Ao Vlademir, estendemos os votos de que sua temporada no TG 02-011 seja de sucesso.”

 

Prefeitura de Capivari - 06/12/2018

Leia mais ...

Por conta da época natalina, o evento artístico/cultural Manhã Literária deste mês, que acontece no dia 8, das 9h às 12h, na praça central de Capivari, terá encenação da peça O Nascimento de Jesus, feita por integrantes da Adusmec (Associação dos Usuários da Saúde Mental de Capivari). A apresentação ocorre às 11h30, sob orientação das professoras Valéria Tanese e Janaina Dal Fabbro. Além de teatro, a programação do encontro literário inclui música, declamação de poemas, contação de histórias, entre outras atividades. A participação é gratuita. A realização é da Prefeitura, por meio do projeto de aprendizagem musical Manacá Musical, com apoio da Adusmec. Na ocasião, quem desejar pode doar arroz, feijão e açúcar, mantimentos que serão encaminhados à Santa Casa. Os doadores recebem, no ato da entrega dos produtos, revistas com passatempos direcionados ao público infantil que tratam dos cuidados com o meio ambiente.

A primeira atração desta Manhã Literária, às 9h, é a Bamados (Banda Marcial Professor Dirceu Ortolani Stein), que tem como regente titular Caio Augusto. Na sequência, às 9h30, a bibliotecária Júlia Burkart e os poetas Maria Néria Baldo e Ronei Bossolan declamam poemas. Depois, às 10h, os alunos do Projeto Manacá Musical se apresentam em trio e duo de flauta doce. Também haverá a presença do cantor de música sertaneja José Carlos da Silva.

Nova declamação de poemas, mas com os poetas Luís Pereira, Robson Paniago e José Roberto Abib, ocorre às 10h30. Às 11h tem jogo de capoeira com o grupo Coquinho Baiano, liderado pelos mestres Loli e Canela, e participantes do projeto Resgatando a Cidadania, coordenado pelo professor Lucianinho Santana.

Outras atividades oferecidas no encontro literário deste sábado, das 9h às 11h, são pintura em azulejos, com o artista plástico e músico José Grillo, e contações de histórias, com Bebel e Telma Salvador. No mesmo dia, ainda, os poetas Pereira, Paniago e J. R. Guedes de Oliveira fazem sessão de autógrafos. Os que comparecerem ao evento também podem conferir a Feira do Livro Adusmec, com diversas obras para compra e troca, abrangendo variados gêneros literários.

Prefeitura de Capivari - 06/12/2018

Leia mais ...

A Prefeitura de Capivari realiza leilão on-line de veículos inservíveis e sucatas de escritório no dia 9 de janeiro de 2019, às 10h, pelo site sumareleiloes.com.br. Estarão disponíveis para arremate aproximadamente 30 lotes. A arrematação será para a oferta de maior lance. Interessados em participar do leilão devem se cadastrar no site da Sumaré Leilões com pelo menos 48 horas de antecedência do início do leilão.

Entre os veículos a serem leiloados estão micro-ônibus, van, carro de passeio e utilitário, que, além de obsoletos, encontram-se com quilometragem alta e demandam custo de manutenção elevado. Esses veículos já foram utilizados em diversas secretarias municipais, como Saúde, Obras, Educação e Trânsito. Quanto ao lote de sucatas (lote fechado), ele é formado por equipamentos eletrônicos, armários, mesas e geladeiras. O valor proveniente dos lotes arrematados será destinado para a compra de novos veículos.

Nos dias 7 e 8 de janeiro, os veículos designados para o leilão estarão expostos na Secretaria de Obras (rua dos Geradores, 1) para visitação. Instruções de como proceder para a realização do exame prévio estarão no edital do leilão, a ser disponibilizado no site da Sumaré Leilões.

“Com este leilão, a administração municipal consegue dispensar, principalmente, veículos que não compensam o custo de manutenção, gerando economia para o setor público ao adquirir veículos novos e em perfeitas condições de uso”, comenta o prefeito Rodrigo Proença.

PARTICIPAÇÃO – Após o interessado nos lotes se cadastrar no site da Sumaré Leilões, ele receberá um e-mail da empresa com explicações dos próximos passos.

 

Prefeitura de Capivari - 05/12/2018

Leia mais ...

O Centro de Especialidades Médicas de Capivari começa a funcionar nesta quarta-feira (5/12), com atendimento de dermatologia, cardiologia, gastroenterologia, ortopedia, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, neurologia e nutrição. O endereço é rua Padre Fabiano, 1009. As consultas com médicos destas especialidades eram feitas até esta terça-feira (4/12) no Posto Central, situado na rua Padre Haroldo, 553, Centro, onde permanecem os atendimentos com oftalmologista, médico vascular e clínico geral. O horário de funcionamento nestas unidades de saúde continua de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

Na semana passada, a Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou a instalação de equipamentos hospitalares no prédio do Centro de Especialidades Médicas e nesta segunda e terça-feira o local teve limpeza e organização concluídas.

A Secretaria da Saúde alerta aos usuários do sistema público municipal de saúde que mantenham atualizado o cadastro junto à Pasta, principalmente o número telefônico. Para fazer esta atualização, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima da moradia.

Outra orientação da Secretaria é para que, se possível, os pacientes avisem com antecedência quando não poderão comparecer às consultas agendadas, de modo que outras pessoas possam também usufruir dos serviços oferecidos. Informações: (19) 3492-8200.

 

Prefeitura de Capivari - 05/12/2018

Leia mais ...

Pagina 1 de 76

Newsletter

Joomla Extensions powered by Joobi